Sinesp Cidadão

Disponível para dispositivos Android, Windows Phone e iOS, o Sinesp Cidadão é um aplicativo desenvolvido para smartphones e tablets onde é possível usar alguns serviços importantes. O aplicativo elaborado pelo governo brasileiro permite que os cidadãos possam encontrar informações relevantes de veículos, pessoas desaparecidas e até mandatos de prisão.

Através desse aplicativo, o Governo Federal oferece a oportunidade de cidadania para todos os cidadãos com serviços básicos. Embora o aplicativo seja intuitivo e de fácil manuseio, algumas pessoas sentem dúvidas na hora de procurar por um serviço no Sinesp Cidadão. Pensando nisso, nós falaremos mais sobre esse aplicativo e explicaremos em detalhes as funcionalidades dele. Confira a seguir tudo que você precisa saber sobre o Sinesp Cidadão:

página download APP do SINESP Cidadão

 

O que é Sinesp Cidadão?

O significado de Sinesp é “Sistema Nacional de Informação de Segurança Pública, Prisional e sobre Drogas”. De acordo com o Ministério da Justiça, o Sinesp funciona como uma plataforma onde é possível integrar diversos serviços de utilidade pública. O aplicativo possibilita a consulta por informações importante sobre segurança através de consultas operacionais, estratégicas e investigativas.

Criado a partir da Lei nº 12.681/12, o Sinesp Cidadão tem como principal objetivo fornecer e armazenar dados relevantes. Além de consultas, o aplicativo serve como um banco de dados para auxiliar na execução e implementação de ações públicas. Sendo assim, a sua utilidade pública se estende para a comunicação de informações e divulgação de dados estatísticos relacionados a segurança do país.

 

Como ele funciona?

O Sinesp Cidadão é acessado a partir de um smartphone ou tablet, podendo ser baixado nas lojas de aplicativos referente a cada sistema operacional. No caso, as lojas são: Play Store (Android), Microsoft Store (Windows Phone) e App Store (iOS).

A funcionalidade do aplicativo é dividida entre as categorias do aplicativo, sendo elas: busca por carros roubados, pessoas desaparecidas e mandado de prisão. A seguir falaremos a respeito de cada uma das categorias e de como funciona as buscas no aplicativo:

consulta SINESP

 

Carros roubados

O software possui uma ligação direta com a base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), o que permite a busca de veículos a partir da placa do carro. Através do aplicativo é possível identificar a situação de um veículo, para isso só é preciso informar a placa do carro.

 

Pessoas desaparecidas

Além da base de dados do DENATRAN, o software também é integrado a dados de pessoas desaparecidas de todo o país. O banco de dados de pessoas desaparecidas é fornecido pelos Estados, que colaboram com a procura e a identificação dessas pessoas. Inicialmente, essa parte incluída no aplicativo contava apenas com a colaboração de Sergipe, Espírito Santo e Santa Catarina.

Para saber se o seu Estado disponibiliza os dados de pessoas desaparecidas é preciso acessar o aplicativo e informar a região que pretende realizar a busca. Caso não haja banco de dados disponível, o aplicativo informará ou prosseguirá com a busca.

 

Mandado de prisão

A ferramenta criada pelo governo ainda colabora com os cidadãos na hora de identificar pessoas que estão foragidas. Através do mandado de prisão, os cidadãos conseguem identificar se uma pessoa está sendo procurada pela polícia. O banco de dados utilizado para a funcionalidade deste serviço os parâmetros nacionais, ou seja, é um banco de dados do Brasil inteiro.

Nesta sessão do aplicativo é possível identificar mais de 350 mil mandados de prisão em aberto. A pesquisa dessa informação pode ser feita através de um documento de identificação da pessoa, como RG, CPF ou título de eleitor.

 

Como usar o Sinesp Cidadão?

Para usar o aplicativo do governo é preciso definir qual tipo de serviço será solicitado. Explicaremos a seguir como você deve proceder para utilizar cada um dos serviços, sendo eles: procura por carros roubados, pessoas desaparecidas ou mandados de prisão.

Mas antes de tudo isso, é preciso acessar a loja de aplicativos compatível com seu smartphone ou tablet e baixar o aplicativo Sinesp Cidadão. Para baixar o aplicativo é preciso digitar o nome “Sinesp Cidadão” e clicar em baixar. Após o download o aplicativo fará a instalação sozinha e estará pronto para uso. Confira a seguir como utilizar cada um dos serviços do Sinesp Cidadão:

como usar

 

Procure por carros

Para procurar por carros roubados, você precisará abrir o aplicativo e escolher a opção “Veículos”. Essa opção é acompanhada pelo nome e imagem de um veículo na tela inicial do aplicativo. Após selecionar essa opção, você deverá informar a placa do veículo que deseja buscar no aplicativo.

Assim que o aplicativo fizer a busca no banco de dados do Denatran, algumas informações aparecerão no aplicativo. As informações que você poderá verificar sobre o veículo são:

  • Marca;
  • Modelo;
  • Situação legal;
  • Ano de fabricação;
  • Cor do veículo;
  • Cidade em que ele foi cadastrado;
  • Número do Chassi.

 

Procure por pessoas

A busca por pessoas desaparecidas é feita no Sinesp Cidadão através do ícone chamado “Desaparecidos”. Essa sessão do aplicativo é informada pelo nome e por uma imagem simbolizando uma pessoa. Ao clicar nessa aba você será direcionado aos campos para digitar as informações relacionadas a pessoa que está desaparecida.

Para preencher corretamente, o primeiro campo deverá conter o nome do desaparecido, o segundo o nome da mãe e por último a data de nascimento. Após preencher todas essas informações você deverá clicar em “Pesquisar pessoa”.

As informações que serão enviadas pelo aplicativo podem vir de um hospital, de uma prisão ou simplesmente de nenhum banco de dados. De uma forma simples, esse tipo de busca relaciona os dados do desaparecido com todos os dados recém-cadastrados em diversos órgãos públicos.

 

Procure por mandados de prisão

Para identificar se uma pessoa está sendo procurada pela polícia, o aplicativo segue o mesmo padrão de busca. Primeiro você deverá clicar na opção “Mandado de Prisão” que está sinalizado com um símbolo de balança. O próximo passo é informar corretamente o nome da pessoa, a genitora e por último selecione o tipo de documento. Os tipos disponíveis são:

  • RG;
  • CPF;
  • CNH;
  • Título de eleitor;
  • Certidão de Nascimento;
  • Certidão de Casamento;
  • Passaporte;
  • Carteira de Trabalho;
  • RIC;
  • Ministério da Fazenda;
  • PIS/PASEP;
  • INSS;
  • Identificação Trabalhista;
  • Conselhos Profissionais;
  • Identidade Funcional.

Por fim, digite o número do documento e clique em “Pesquisar mandado”.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.