Documentos necessário para dar entrada no seguro DPVAT

Popularmente conhecido como seguro DPVAT, o seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre existe desde os anos de 1974. E teve como finalidade inicial indenizar as vítimas de acidente de trânsito, sejam elas motoristas, passageiros ou até mesmo os pedestres.

Porém, todos sabemos que os resultados advindos de acidentes podem ser os mais variados possíveis. Com isso, o DPVAT criou o seguro, mas dividiu em 3 modalidades de acordo com o que é mais recorrente.

O primeiro seguro é para os acidentes que resultarem em morte. Nesse caso, os valores são pagos a família ou dependentes dos segurados. A segunda modalidade fica para os acidentes que resultam invalidez permanente. E como terceira e última modalidade está o reembolso com despesas médicas.

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Documentos que você precisa para pedir o DPVAT

Muitas pessoas ficam em dúvida em quais documentos são necessário para requerer o Seguro. Pensando nisso separamos uma lista dos principais a serem necessários na hora do seu requerimento.

  • Boletim de ocorrência: Documento mais importante. Deve ser realizado de preferência logo após o acidente na Delegacia de polícia mais perto do mesmo. Lembre-se de colocar todos os dados do acontecido no mesmo.
  • RG: Tire cópia autenticada do seu documento de identidade e leve na hora de requerer seu pedido.
  • Comprovante de residência atualizado
  • Relatório médico atestando a incapacidade gerada pelo acidente.
  • CPF com cópia autenticada
  • Comprovante de todas as despesas médicas
  • E por fim a autorização de pagamento.

 

Como e por quem é feito o pagamento do seguro DPVAP?

A seguradora responsável pelo pagamento do seguro é a mesma em todo país; a líder-DPVAT. Portanto, qualquer pessoa que tenha relação direta com o acidente, irá receber seu pagamento pela líder, basta levar todos os documentos necessários e esperar um prazo de 30 dias.

E ele funciona da seguinte maneira; a vítima (ou seus beneficiários, caso tenha falecido) apresenta o número da sua conta corrente ou poupança. Nessa conta será depositado o valor de acordo com o grau do acidente.

Em caso de morte ou para indenização, esse valor chega até R$ 13.500. Mas, para o caso de reembolso de despesas médicas, o valor máximo a ser pago será de R$ 2.700.

Para o pagamento das despesas médicas, o mesmo só ocorre mediante recibos que comprovarem tais despesas.

Lembrando que no caso de óbito de vítima do acidente, seus familiares terão um prazo de até 3 anos para entrar em contato com o seguro. Passado esse prazo que se inicia com a data do acidente, não é mais possível requerer os valores.

Para as vítimas de invalidez permanente o prazo é o mesmo de 3 anos, mas começa a contar da ciência da invalidez.

 

Quem mantem o seguro DPVAT

Por ser um seguro bastante solicitado, necessita de grandes financiamentos, já que o nosso país apresenta um índice altíssimo de acidentes no trânsito. Dessa forma, quem mantem o seguro DPVAT são os próprios donos dos veículos automotores.

Anualmente é feito um pagamento por todos os donos de carros que integram o saldo do seguro. O dinheiro que é recebido pela seguradora é distribuído para o Ministério da Saúde e para o Ministério das Cidades, também conhecido como DETRAN.

O Ministério da Saúde recebe um percentual de quase metade de toda a renda arrecadada (45%) e fica responsável por todo o atendimento médico-hospitalar das vítimas. Já o Ministério das Cidades recebe um percentual menor (5%) e a sua função é aplicar políticas públicas de conscientização dos motoristas para evitar os acidentes de trânsito.

O resto da renda, ou seja, 50% é o destinado para o pagamento de todas as indenizações solicitadas por todo o país.

 

Valores para pagamento do seguro DPVAT

Já vimos como e qual são os valores recebidos pelas vítimas de trânsito, agora é necessário saber quanto os donos de veículos automotores deverão pagar anualmente para que o seguro continue funcionando da melhor forma possível.

Antigamente os valores correspondentes ao pagamento do DPVAT podiam ser parcelados, porém, desde 2015 por meio de resolução o pagamento apenas será feito à vista e na sua integralidade.

Para que você confira quanto irá pagar é preciso analisar o porte do seu veículo automotor. São 7 tipos de categorias e para cada uma o valor apresenta alterações. O único veículo automotor isento desse pagamento é são os carros de reboque, de resto, todos os outros entram na conta. Confira a lista abaixo e saiba qual a categoria do seu móvel.

  • Categoria 1: Caminhonetas particulares e automóveis: R$ 45,72.
  • Categoria 2: Carros de aluguel, aprendiz e táxis: R$ 45,72.
  • Categoria 3: Ônibus e micro-ônibus com lotação de frete: 164,82.
  • Categoria 4: Ônibus e micro-ônibus com lotação se frete não superior a 10 pessoas: 103,78.
  • Categoria 8: Para os ciclomotores o valor pago será de R$ 57,91.
  • Categoria 9: Para as motonetas, motos ou similares o valor é de R$ 185,50.
  • Categoria 10: Caminhões, caminhonetas ou outros veículos de grande porte o valor é de R$ 47,66.

Para emitir a sua guia de pagamento é só entrar contato com a segurado líder e retirar seu boleto.

 

Atendimento

Ocorreu um acidente e você não sabe com quem entrar em contato? É só ligar para o SAC DPVAT através do número 0800 022 04. Esse atendimento fica disponível todos os dias e em todo horário.

Outra forma de contato é por meio online entrando no site da seguradora líder. Em caso de dúvidas, deixe sua pergunta nos comentários abaixo.

2 comentários em “Documentos necessário para dar entrada no seguro DPVAT”

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