Cadastro PIS

O número PIS é um dos mais importantes para quem pretende entrar formalmente no mercado de trabalho e, por isso, seu cadastro é fundamental. Com o PIS, é possível obter registro formal em carteira e desfrutar de todos os direitos e benefícios trabalhistas previstos na constituição, sendo reconhecido como trabalhador formal brasileiro, além de poder prestar concursos.

Basicamente, esse número é o número de identificação do trabalhador utilizado pelo Ministério do Trabalho e pela Previdência Social para acessar e registrar todas as atividades e benefícios concedidos ao trabalhador em questão. Além dessa relação, o PIS pode também estar ligado a programas de transferência de renda do Governo, como o Bolsa Família, uma vez que, para quem já tem o PIS, o cadastro do NIS utiliza-se do mesmo número.

 

Quais são os benefícios do PIS?

Além de permitir o registro formal do emprego na Carteira de Trabalho e Previdência Social, o PIS dá ao trabalhador acesso e controle sobre uma série de benefícios e direitos que lhes são devidos, como aposentadoria, abono salarial, FGTS, auxílios do INSS, seguro desemprego, e uma série de outras oportunidades. Se o trabalhador for funcionário público, o número PIS chama-se PASEP.

Cadastro PIS

 

Quem pode emitir o PIS?

O Número PIS pode ser emitido para qualquer cidadão maior de 14 anos, ou seja, que já tenha direito de retirar a sua carteira de trabalho. É um registro obrigatório, sem o qual, não é possível ter acesso a nenhum dos serviços restados pelo INSS. Cadastro NIS

 

Onde é feito o cadastro do PIS?

O Cadastro do PIS pode ser realizado de duas formas, bastante facilitadas. Pessoalmente, ele é feito em qualquer agência da Caixa Econômica Federal ou órgãos correspondentes (Como SAC), e também pode ser emitido pela internet.

 

Como é feito o cadastro do PIS pela internet?

Qualquer pessoa que já tenha a carteira de trabalho necessariamente já possui um seu número PIS. Para quem ainda não possui, o cadastro pela internet é bastante simples. Primeiramente, deve-se acessar a página oficial do Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS, no endereço: http://cnis.inss.gov.br/cnisinternet. No lado superior esquerdo da página, coloque o cursor sobre “Inscrição” e clique em Filiado.

Irá abrir um formulário, onde deverão ser preenchidas todas as informações solicitadas e marcadas com um asterisco, como as informações pessoais, números de documentos, filiação, etc. Clique em continuar.

O cadastro do PIS é muito simples, rápido e é totalmente gratuito. Consultar seu saldo: http://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/pis/Paginas/default.aspx

 

Como fazer o cadastro PIS na Caixa?

Já na Caixa Econômica Federal ou em algum correspondente, o cadastro do PIS precisará que você tenha em mãos alguns documentos de identificação, que são: RG, CPF e comprovante de residência. Mesmo pessoalmente, o procedimento é bastante simples, rápido, gratuito e você já sai com o comprovante contendo o seu número PIS.

Caso deseje fazer posteriormente uma Carteira de Trabalho, esse número deverá ser apresentado em algum posto do Ministério do Trabalho junto aos documentos pessoais, que são os mesmos. Em alguns casos, a Carteira de Trabalho não é emitida na hora e, então, o cidadão recebe um comprovante com um protocolo e deverá aguardar alguns dias até que possa retirar o seu documento.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.