O programa Minha Casa Minha Vida realiza inscrições o ano inteiro para que mais famílias brasileiras possam ser beneficiadas com a casa própria. O programa é conhecido nacionalmente por já ter entregue mais de 2 milhões de moradias, entre casas e apartamentos populares.
Através do MCMV são construídos empreendimentos próximos de vias urbanas destinados a famílias sem uma residência própria ou que vivem em vulnerabilidade socioeconômica. Se você ficou interessado, veja como participar a seguir!
Informações sobre o programa
O programa Minha Casa Minha Vida é destinado a todas as famílias brasileiras interessadas em sair do aluguel e obter a casa própria. Há opções para famílias de baixa renda e para famílias com uma renda de até R$9 mil por mês. O foco do programa é aumentar o número de famílias amparadas e por isso oferece ótimas condições até mesmo para quem possui uma boa renda, mas precisa de ajuda para financiar um imóvel.
São disponíveis imóveis rurais e urbanos, na planta, em construção ou até mesmo prontos. A Caixa Econômica Federal é a maior parceira do governo e responsável por comandar os financiamentos do programa.
Como você pode fazer sua inscrição em 2018
Há duas maneiras de se inscrever para o Minha Casa Minha Vida, de acordo com a renda de sua família. Famílias de baixa renda, cuja renda mensal seja de até R$1.800,00 por mês, devem se inscrever diretamente na prefeitura municipal para que concorram às casas populares através de sorteios.
Já as famílias que possuem uma renda maior e de até R$9.000,00, podem ir contratar diretamente com a Caixa, tendo em mãos todos os documentos pessoais e de comprovação de renda. No primeiro caso as famílias dependem da sorte e concorrem com tantas outras pessoas necessitadas. Já no segundo caso, basta que a documentação esteja certa e tudo envolvendo o imóvel esteja de acordo, e o financiamento é liberado.
As famílias que forem contempladas no primeiro caso com um imóvel popular, são chamadas na CAIXA para que definam os detalhes e assinem os papéis do financiamento.
Tem dúvidas sobre documentação necessária para participar do programa?
Para efetuar a inscrição no programa é preciso ter em mãos alguns documentos importantes. As famílias que forem concorrer aos imóveis populares, devem definir o membro responsável, pois esse é que deve ir até a prefeitura munido de todos os documentos para a inscrição.
Esse responsável deverá apresentar os seus documentos e os documentos de todos os demais membros do seu grupo familiar. Os principais documentos solicitados são:
- RG (identidade)
- CPF
- Carteira de Trabalho
- Certidão de Nascimento ou Casamento
- Histórico Escolar
- Comprovante de Conclusão do Ensino Médio
- Título de Eleitor e
- Comprovantes de Renda.
É importante que os documentos originais estejam acompanhados de cópias simples.
Já as famílias que forem contratar diretamente com a CAIXA, devem apresentar RG, CPF, extrato do FGTS, Última Declaração do Imposto de Renda e outros comprovantes de renda. Obtenha mais detalhes indo até uma agência, pelo site ou entrando em contato pelo número 0800 726 0207.