Cadastro NIS

NIS é um dos números mais conhecidos entre os Brasileiros, cuja sigla significa Número de Identificação Social. É um registro de enorme importância, pois, através dele, o cidadão pode ter acesso a uma série de concessões, benefícios e programas de incentivo promovidos pelo Governo Federal.

Todos os cidadãos que possuem Carteira de Trabalho necessariamente já possuem o seu NIS, pois ele é validado ao registro PIS/PASEP, unindo-se também a todos os direitos trabalhistas e da previdência. Conheça mais informações sobre esse número tão relevante e saiba como ter o seu.

 

O que é o NIS?

Cadastrado pela Caixa Econômica Federal, o NIS é o número de identificação social dos cidadãos, que auxilia o controle do recebimento dos benefícios sociais. Ou seja, só é possível receber qualquer benefício ou direito social do governo, como bolsa-família, bolsa-escola, auxílio-doença, seguro-desemprego, minha casa, minha vida, Pronatec, FGTS, aposentadoria, dentre outros, através do NIS. Não importa a posição social do cidadão, é necessário que ele possua o NIS. Pode-se dizer, portanto que, assim como o CPF está para o contribuinte, o NIS está para o cidadão brasileiro.

Cadastro NIS caixa

 

Quem deve fazer o cadastro do NIS?

Apesar de ser um número voltado para o cidadão, ao contrário de outros registros, o cadastro do NIS é feito sempre pelo empregador, e não pelo empregado. Todos os empregados formais, que possuem carteira de trabalho, necessariamente já possuem o seu NIS cadastrados, vinculados ao número PIS/PASEP e, por isso, as informações enviadas pelo empregador são sempre vinculadas a esse registro. http://www.caixa.gov.br/cadastros/nis/Paginas/default.aspx

Dessa maneira, dizemos que o PIS/PASEP é apenas mais um desmembramento do NIS, neste caso, voltado para as relações de trabalho. O Cadastro é feito pela internet, através de um aplicativo da Caixa devidamente instalado e habilitado na empresa pela própria Caixa Econômica, de forma que esta passe a estar habilitada a enviar informações sobre as atividades de seus funcionários.

Logo após a instalação desse aplicativo e inserção das informações dos funcionários, os seus números NIS cadastrados são enviados no sistema. Além dos empregadores, prestadores de serviços, contadores e funcionários de recursos humanos também podem realizar a inscrição do NIS dos funcionários.

 

Quais são os benefícios do NIS para a empresa?

Além do trabalhador, o NIS também proporciona uma série de benefícios para os empregadores, que cadastram seus funcionários e fazem o envio periódico de informações. Esse sistema proporciona às empresas uma imensa agilidade para o cadastro e atualizações de informações diversas sobre o seu quadro de funcionários, sem a necessidade de preenchimento de inúmeros documentos físicos que, em outras épocas, deveriam ser levados a contadores e órgãos do governo para a realização das prestações de contas.

Agora, através de um aplicativo, a empresa já possui todas as informações salvas em um sistema e faz apenas as atualizações, permitindo também a análise e identificação de uma série de outros pontos como contribuições previdenciárias, FGTS, GFIP, RAIS e outros fatores em um mesmo local. Dessa maneira, sem a necessidade de ir a nenhuma agência da Caixa, a empresa encontra mais agilidade, organização, confiabilidade e eficiência em seus trabalhos – proporcionando também uma série de benefícios aos seus colaboradores.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.