Cadastro Ambiental Rural

É conhecido que o Brasil tem como muito importante a produção agrícola. Na verdade, o país faz muitas exportações de coisas que cultiva e muitos indivíduos têm toda a sua renda daquilo que eles produzem e tanto consomem quanto repassam para as cooperativas. Contudo, o Ministério da Agricultura necessita saber quais são as propriedades que estão cultivando, como é que ela está impactando o ambiente e outros dados.

Para que esse ministério fique informado sobre esses perfis de agricultores, há o Cadastro Ambiental Rural. É obrigatório que os cidadãos que fazem grandes plantações, especificamente para comercializar, façam parte desse cadastro. Os agricultores que são menores e que não querem enfrentar mais um custo podem se tranquilizar, já que o Ministério da Agricultura não faz cobranças.

 

Como é que o Ministério trata do ambiente por intermédio desse cadastro?

Uma função que essa pasta do Governo tem é a de tratar para que o ambiente não seja deteriorado.  Afinal, as pessoas necessitam do meio ambiente em equilíbrio até mesmo para que as atividades de Agricultura possam continuar, mas sem saber onde é que as fazendas ou as propriedades menores estão, é mais difícil de pensar na proteção desses solos.

A partir do Cadastro Ambiental Rural, sabe-se se existe alguma propriedade fazendo produção agrícola em áreas em que não se autoriza isso ou se o método de melhora das plantações é tóxico demais, inclusive para os que consomem. Quando os produtores estão no CAR, que é o cadastro, os funcionários desse Ministério fazem visitas e também se requisitam alguns documentos, além de existirem diferentes normas.

Cadastro Ambiental Rural

 

Outro indivíduo pode cadastrar o produtor?

Mesmo que a Agricultura esteja muito mais moderna e que diferentes graduados façam parte desse segmento, ainda há pessoas que possuem propriedades, inclusive sendo elas grandes, e que não têm estudos ou não sabem como realizar o Cadastro Ambiental Rural. É possível que essas pessoas tenham algum procurador e que ele prepare esse cadastro para a propriedade.

Algumas produtoras que são maiores também usam os procuradores: os donos, comumente, não podem ir até o Ministério da Agricultura e esses indivíduos, até mesmo os advogados, podem tratar do CAR.

 

O que acontece com os produtores agrícolas que fazem parte do CAR?

Esses produtores ficam conhecendo muitas das regras para os reflorestamentos e para outros modos de cuidado. Também se menciona que eles são multados se as suas plantações ou qualquer outro trabalho rural ocasional ocasionam infrações.

 

Como se cadastra uma propriedade rural?

É importante que os procuradores ou que os produtores acessem http://www.car.gov.br/#/enviar ou que vão até esse Ministério. Depois que as propriedades rurais já estão com o Cadastro Ambiental Rural, os proprietários também podem consultar: http://www.car.gov.br/#/consultar.

Por intermédio dessa consulta, os produtores vão saber se o Ministério considera a propriedade regular, se há a ocorrência de alguma multa ou se é preciso que se atualize algum documento. Sempre se deve ressalvar que o CAR é feito de forma gratuita e também que a consulta desse registro é de graça.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.