Roubo, perda e furto de documentos: o que fazer e como tirar novos documentos?

A perda, roubo ou furto de documentos devem ser registrados em uma delegacia através de um boletim de ocorrência. Sempre que houver esse tipo de ocorrência, o primeiro passo é registrar o B.O e informar aos órgãos responsáveis que seu documento foi roubado, furtado ou perdido. No caso de perda ou furto, o registro do B.O pode ser feito pela internet, mas se o documento foi roubado, o boletim de ocorrência precisa ser feito em uma delegacia.

Infelizmente, essa é uma situação que acomete muitas pessoas. Contudo, com alguns cuidados é possível evitar que seus documentos acabem em mãos perigosas ou seja esquecido em algum lugar. Se você já passou por uma situação como essa, veja nossas dicas de como se prevenir dessas situações. Mas se você ainda não experimentou ter seus documentos perdidos, roubados ou furtados, confira a seguir o que você deve fazer caso isso aconteça com você:

banner roubo de documentos

 

O que fazer em caso de perda, roubo ou furto de documentos?

Como já mencionamos, o boletim de ocorrência deve ser o primeiro passo. É através dele que você irá comunicar que seus documentos foram roubados, perdidos ou furtados. O boletim servirá como uma base legal para que você possa se justificar do fato de estar sem seus documentos pessoais.

Essa medida serve para qualquer tipo de documento pessoal, cartões magnéticos e talões de cheques. Sendo assim, você deve registrar um boletim de ocorrência sempre que perder ou tiver os seguintes itens roubados ou furtados:

  • RG;
  • CPF;
  • Passaporte;
  • Título de eleitor;
  • Talões de cheques;
  • Cartão de crédito;
  • Cartão de débito.

Lembrando que essa conduta deve ser feita o quanto antes. Assim que você identificar que está sem seus documentos por algum dos motivos citados, você deve fazer o registro do boletim de ocorrência. Isso é importante para garantir que seu nome não seja usado indevidamente por criminosos.

boletim de ocorrência

 

Registro pela internet

Em alguns estados brasileiros é possível realizar o registro do B.O pela internet. Contudo, a maioria deles não registra boletim de ocorrência para caso de roubo. Os registros feitos pela internet servem apenas para casos de documentos perdidos ou furtados. Mas ainda assim, essa é uma ótima opção para quem apenas perdeu ou teve seus documentos furtados.

Para saber se seu estado realiza boletim de ocorrência pela internet você deverá pesquisar na internet seguindo esse exemplo: “Delegacia eletrônica Espírito Santo“. Se a delegacia que você pesquisar tiver o serviço disponível pela internet, ela certamente aparecerá nos resultados de busca.

Caso você vá registrar o B.O pela internet, é importante ler todas as instruções fornecidas pela Delegacia Eletrônica. As instruções da delegacia explicam detalhadamente todo o processo do boletim de ocorrência. Mas se você tiver problemas com o registro do B.O. você deverá ir até uma Delegacia de Polícia e registrar o boletim presencialmente.

 

O que fazer em caso de passaporte perdido, roubado ou furtado?

O procedimento para informar o roubo, a perda e o furto de passaporte seguem o mesmo padrão usado para os documentos pessoais. Contudo, segundo o Decreto nº 1983/96, todo brasileiro que tiver o passaporte roubado, furtado ou extraviado, deverá se dirigir a um posto policial.

Essa é uma obrigação regulamentada por lei. Sendo assim, você não poderá deixar para outro dia ou para o fim da tarde. O comunicado deverá ser realizado imediatamente em qualquer posto da Polícia Federal.

Além dos casos citados, quando o passaporte sofre algum dano, inutilização ou adulteração, o ocorrido também deve ser informado a Polícia Federal. Caso o passaporte seja encontrado, o titular precisará comparecer novamente a Polícia Federal e informar que seu documento foi recuperado.

No caso do passaporte, o registro do boletim de ocorrência deve ser acompanhado de um formulário preenchido. Esse formulário pode ser adquirido no site oficial da Polícia Federal do Brasil. Documentos para Passaporte

 

Como tirar novos documentos pessoais?

Depois de registrar o boletim de ocorrência, você poderá solicitar a segunda via do seu documento pessoal. Essa solicitação poderá ser feita em diferentes lugares, pois cada documento é emitido em um lugar específico. Sendo assim, você deverá se informar sobre o local que é emitido determinado documento. Por exemplo: a carteira de trabalho costuma ser emitida na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego e no PAT (Posto de Atendimento do Trabalhador).

Ao solicitar um novo documento é importante que você leve o boletim de ocorrência. Como já mencionamos, ele será a sua base legal para que você possa fazer documentos novos. Aliás, com o boletim de ocorrência você fica isento de qualquer taxa para a emissão de novos documentos. Pode ser que essa regra muda dependendo da cidade ou do estado, mas na maioria dos casos a 2ª via por causa de roubo, perda ou furto é isenta de taxa.

 

Como proteger os documentos pessoais?

A maioria das pessoas tem o hábito de carregar todos os documentos pessoais na carteira, na bolsa ou na mochila. Esse é o primeiro erro cometido por quem costuma perder ou ter seus documentos roubados e furtados. O pior dessa situação é que se você for roubado, por exemplo, você perderá todos os seus documentos. Plastificação de documentos: o que pode ser plastificado e o que não pode?

Mas para que você nunca passe por essa situação, ou não passe nunca mais, confira a seguir algumas dicas de segurança para proteger seus documentos pessoais:

 

Guarde seus documentos em um lugar seguro

Como já mencionamos, carregar todos os documentos na carteira não é a melhor das opções. Contudo, deixá-los em um local pouco seguro também não é recomendado. O certo é você guardar a maioria dos seus documentos em um lugar bastante seguro, como a sua casa.

Você deve ter sempre um documento com foto para se identificar. Por isso, recomendamos que você carregue apenas o RG ou ainda a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) que também serve como documento de identidade e ainda é de porte obrigatório para que você possa dirigir.

 

Não deixe seus documentos com estranhos

Essa dica é muito importante. Seu documento pessoal é o registro oficial de quem você é para o país. Você não vai querer ver esse registro sendo usado de forma indevida. Sendo assim, não deixe seus documentos com quem você não confia. Embora isso seja bastante óbvio, tem pessoas que confiam cegamente em entregar seus documentos pessoais a estranhos.

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