Modelo de recibo de Compra e Venda

As transações envolvendo qualquer tipo de produto que seja vendido precisam de um recibo, sendo ele um documento pequeno e que os comerciantes podem fazer de forma simples. Na realidade, não é necessário ser um empreendedor para fornecer o recibo de compra e venda: qualquer proprietário de algo pode prepara-lo.

Imagine-se que uma pessoa tem um automóvel e que coloca um anúncio para conseguir vende-lo, existindo outro indivíduo que se interessa. Uma vez que a transação é feita, o vendedor prepara esse recibo e eles podem usá-lo quando fizerem a transferência de nome. Além dos automóveis, pode-se usar esse recibo para alimentos ou então para cosméticos, por exemplo.

 

Como os vendedores fazem esses recibos?

Os bazares costumam vender diferentes blocos de recibos e eles têm serventia para atestar essas transações. Além disso, é possível criar um recibo mais personalizado através do computador e, em emergência, até fazê-lo de próprio punho. O que vai estabelecer que esses recibos são autênticos é a assinatura: de constar a de quem comprou e também a de quem era o proprietário e vendeu.

A respeito do papel, não é especificado nenhum: há blocos de recibos que são na cor verde, por exemplo. Porém, não se indica que eles sejam feitos em papeis escuros demais porque isso pode prejudicar a leitura da caneta ou da impressão. Por isso, os recibos na cor roxa não são aceitos, assim como rosa e afins.

Quando se trata de uma empresa maior, os recibos podem ter a marca d’água do empreendimento. Além disso, é bom que se tenha um carimbo no qual se veja o logotipo da companhia e o seu CNPJ. É claro que, sendo um vendedor individual, essas coisas não são necessárias.

modelo 1 recibo compra e venda modelo recibo de compra e venda e terreno recibo de compra e venda de imovel recibo de venda de veiculo

 

Como é feito o recibo de compra e venda?

O papel precisa ter o título “Recibo de venda” e especificar o vendedor que detinha o bem, com o seu RG e também a sua nacionalidade. É pedido que o CPF seja incluído, anunciando que esse indivíduo é quem está vendendo determinada coisa: pode-se descrever o que é. Sendo um carro, pode-se citar a placa e qual é o seu ano, sem se esquecer do modelo. Se o que se vendeu foi um maquinário, coloca-se de que tipo é e quem é o seu fabricante, lembrando se incluir qualquer código de identificação, se existir.

A pessoa que está comprando também precisará ter os seus dados mencionados, assim como se fez com o vendedor. Deve-se citar por quanto foi essa venda e a sua forma de pagamento, além de se datar o recibo e todos assinarem.

 

Como os recibos de compra e venda têm de ser formatados?

Como esses documentos não necessitam ser tão formais, não há formatação única. Porém, se ele for digitado, o Arial é a melhor fonte, precisando-se escrever com a letra preta. O mais importante é que nem as informações sobre o bem comercializado e nem os dados sobre os vendedores e sobre os compradores estejam errados.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.