Imprimir CPF

Não é incomum que as pessoas peçam algum documento e, mesmo que ele ainda esteja sendo feito, precisem do número para algum cadastro ou serviço. Isso também ocorre com o Cadastro de Pessoa Física (CPF). Sendo ele usado desde a abertura de contas até para matrículas em faculdades, é claro que as pessoas precisam desse número rapidamente e, para isso, podem fazer a sua impressão. Consulta CPF

 

A impressão é considerada válida?

É claro que nenhuma impressão ou comprovante serve como no documento em si. No entanto, ela é considerada válida, sim, e possibilita que as pessoas possam fazer variadas coisas que pedem CPF. Uma ressalva é que o documento oficial precisará ser apresentado depois para a substituição da impressão. Um exemplo: uma pessoa que abriu uma conta usando o comprovante deverá levar o CPF pronto, com uma cópia, para os registros.

Algumas dicas:

  • A sua identidade pode conter o seu número de CPF;
  • Na CNH já vem o seu número de RG e CPF;
  • Novas certidões de nascimento já possuem o número do CPF;
  • Não existem mais o cartão CPF;

 

Como se pode imprimir?

A impressão é válida unicamente quando feita no site da Receita Federal, que é https://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/SSL/ATCTA/cpf/ImpressaoComprovante/ConsultaImpressao.asp. Ela é feita assim:

imprimir CPF

  • Insere-se o CPF.
  • Coloca-se o nome completo, que é exatamente igual ao que se colocou na requisição desse documento.
  • Insere-se a data de nascimento e também o nome completo da mãe.
  • Escreve-se o título de eleitor.
  • Clica-se em “enviar”.

O comprovante de requisição estará na próxima página e poderá ser impresso. Importa esclarecer que o protocolo que o Poupatempo ou os Correios apresentam não serve para ser apresentado em bancos ou outras instituições: a informação útil ali é o número do documento. A única certidão que serve como comprovante é essa impressão.

O navegador usado precisa autorizar que se gravem cookies, já que essa é uma exigência da Receita Federal, e indica-se que o antivirus esteja ativado quando se colocam os dados pessoais.

 

A impressão desse documento tem validade?

O cidadão não poderá usar a impressão do CPF indefinidamente: ela é apenas temporária e somente paliativa. Por isso, as instituições são orientadas a observar qual é a data na qual aquele comprovante foi gerado: se o prazo é maior que um mês, elas podem questionar o cidadão se ele ainda não tem o documento oficial e não aceitar o comprovante. Afinal, em um mês o documento já pode ser retirado e apresentado.

Essa orientação para as instituições é porque existem pessoas que acabam, por falta de tempo, não buscando o CPF na unidade do Poupatempo e seguindo com o comprovante em seu lugar, o que é errado.

CPF imprimir

 

E se não há o título eleitoral?

Como foi visto, a página da Receita Federal requisita o número do título para fazer a impressão do comprovante. Se o cidadão não o tem, será necessário ir ao posto de atendimento com o protocolo e pedir aos funcionários.

 

O que fazer com a impressão depois que o documento oficial foi retirado?

Quando o cidadão já obteve o documento, ele pode desfazer-se da impressão. Indica-se que ela seja bem rasgada e que, antes, o indivíduo risque com força os números referentes ao título e a tudo o mais que seja pessoal.

2 comentários em “Imprimir CPF”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.