Quais documentos devo levar no dia da prova do ENEM?

Quem vai realizar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) neste ano, deverá apresentar alguns documentos na hora de realizar a prova. A edição da prova deste ano será aplicada nos dias 4 e 11 de novembro, ou seja, em dois domingos diferentes.

Nos dois dias será preciso apresentar alguns documentos para a realização da prova. Se você vai fazer o Enem 2018 e ainda não sabe quais são esses documentos, confira a seguir os documentos exigidos na entrada da prova:

 

Veja quais os documentos levar para o dia da prova

Segundo o edital publicado oficialmente para o Enem 2018, o principal documento para a realização da prova é o documento de identidade. Esse documento deverá ser oficial, original e ter foto para confirmar a identidade do participante. Sendo assim, o documento de identidade é o documento exigido para a prova do Enem deste ano.

Contudo, é importante saber quais documentos de identidade são aceitos para a aplicação da prova. Por isso, confira a seguir quais documentos de identidade podem ser levados para fazer a prova do Enem 2018:

banner documentos enem

 

Documentos de identidade aceitos para o Enem 2018

A lista a seguir contém todos os documentos de identidades que serão aceitos para a realização da prova do Enem 2018. Todos eles aparecem no edital oficial da prova, sendo assim o seu uso é incontestável. Lembrando que qualquer uma das opções a seguir devem ser originais, atualizadas e com foto recente.

  • RG (cédula de identidade) expedida pela Polícia Federal, pelas Forças Armadas ou pelas Secretarias de Segurança Pública;
  • Documento de identidade expedido pelo próprio Ministério da Justiça, no caso de estrangeiro;
  • Documento de identidade fornecido por conselhos de classes ou ordens que tenha validade por lei para serem considerados como documento de identidade;
  • CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) emitida após o dia 27 de janeiro de 1997;
  • Certidão de Reservista;
  • Certificado alegando Dispensa de Incorporação;
  • CNH (Carteira Nacional de Habilitação);
  • Passaporte;
  • Documento de Identidade funcional que tenha consonância de acordo com o Decreto nº 5.703/06.
  • OBS.: Não esqueça de levar o seu cartão de confirmação de inscrição!

 

Documentos de identidade inválidos para o Enem 2018

Embora já tenhamos mencionados a lista com os documentos que serão aceitos para o Enem 2018, é preciso lembrar que alguns documentos de identidade não serão aceitos no dia da prova. Confira a seguir quais documentos você não poderá usar para confirmar a identidade no dia do exame:

  • Certidão de nascimento;
  • Protocolos;
  • Certidão de casamento;
  • CNH com modelo anterior à Lei nº 9.503 de 1997;
  • Título Eleitoral;
  • Carteira de Estudante;
  • Rani (Registro Administrativo de Nascimento Indígena);
  • Crachás e documentos de identidades de natureza privada;
  • Cópias de qualquer documento;
  • Cópia autenticada de qualquer documento.

 

O que fazer em caso de perda ou roubo?

perder o documento o que fazer?

Caso você tenha perdido seu RG ou ele tenha sido roubado ou furtado antes do dia da prova, você precisará apresentar o Boletim de Ocorrência. Contudo, é importante que você registre o B.O assim que o documento for perdido ou roubado. O B.O será aceito para o Enem e deverá ser apresentado em até 90 dias antes da realização da prova.

Para que isso aconteça, o estudante deverá realizar o seu cadastro no campo de identificação especial. Através desse cadastro ele deverá preencher um formulário com seus dados pessoais e deverá assinar para comprovar a sua nova identidade. Lembrando que apenas B.O expedido por órgão policial será aceito para o cadastro de identificação especial.

 

O que fazer se meu documento de identidade estiver vencido?

Mesmo com o documento de identidade vencido é possível realizar a prova. Nesse caso, o candidato a prova do Enem deverá realizar seu cadastro de identificação especial, como no caso anterior. Contudo, para o caso de documento vencido será preciso enviar imagem do documento vencido para comprovar a necessidade da identificação especial.

 

O que eu devo fazer se perder o RG a poucos dias da prova?

Nesse caso, o candidato deverá procurar por outro meio de comprovar a sua identidade. É importante lembrar que o RG é o documento de identificação mais usado, mas não é o único. Na edição deste ano, a prova do Enem poderá ser realizada com a apresentação de qualquer um dos documentos de identidade mencionados anteriormente. Ou seja, o estudante pode simplesmente apresentar a Carteira de Trabalho sem nenhum problema.

Aliás, essa é uma dúvida muito comum dos estudantes. Não é preciso apresentar o RG e outro documento de identificação. Caso você seja roubado, furtado ou perca seu RG, ainda assim é possível apresentar qualquer outro documento de identificação, mesmo sem o Boletim de Ocorrência. O B.O só é necessário caso você não tenha mais nenhum tipo de documento de identidade aceito para a prova do Enem.

 

Mudanças na aplicação da prova do Enem 2018

A principal mudança realizada pelo Governo Federal em relação a aplicação da prova do Enem está nos dias da aplicação. Desde 2017, o modelo de aplicação da prova vem sendo realizado em dois domingos diferentes. Anteriormente, a prova do Enem era aplicada em dois dias consecutivos (sábado e domingo).

A mudança ocorreu por meio de uma votação, onde a maioria do total de 600 mil estudantes que participaram da votação sugeriu que a prova fosse aplicada em dois dias com um espaço de uma semana entre eles. A popularidade dessa sugestão foi tão grande que o governo considerou a nova regra para o programa.

Sendo assim, a edição deste ano seguirá o seguinte protocolo:

  • 1º Domingo (dia 4 de novembro): Linguagens Códigos e suas Tecnologias / Ciências Humanas e suas Tecnologias / Redação.
  • 2º Domingo (dia 11 de novembro): Ciências da Natureza e suas Tecnologias / Matemática e suas Tecnologias.

Em relação ao tempo de aplicação da prova, o primeiro dia terá duração máxima de 5 horas e 30 minutos e o segundo dia terá duração máxima de 4 horas e 30 minutos. Ou seja, nesse quesito não houve mudanças, a prova ainda terá o mesmo tempo de duração que as edições anteriores do programa. Já escrevemos também sobre o FIES em Documentos necessários para o FIES.

Outra mudança bastante significativa que ocorreu na edição do ano passado e se manterá na edição de 2018, é a certificação do ensino médio. Como no ano passado, o Enem de 2018 não será válido para a aquisição do certificado de conclusão do ensino médio. Para esse tipo de certificação o governo criou uma nova prova chamada Encceja (Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos).

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.