Documentos necessários para Abrir uma Empresa

A criação de uma empresa é um momento pelo qual muitos cidadãos esperam, mas alguns não sabem como isso pode ser burocrático: há documentos que são exigidos para que o negócio possa existir e eles são referentes a autorizações e também a recolhimentos de impostos.

Antes de se explicar sobre todos os documentos, cabe dizer que o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) tem muitas oficinas para orientar os empreendedores novatos. Também é benéfico tirar as dúvidas através da Receita Federal ou ainda de um contador.

homem olhando um quadro

 

Abaixo segue uma lista de praticamente tudo que você vai precisar

Primeiros passos para abertura da empresa

  • Definir ramo de atuação (comercio, prestação de serviços e etc.);
  • Definir qual o nome da empresa e o nome fantasia;
  • Endereço completo do empreendimento;
  • Endereço do sócio completo;
  • Capital inicial da empresa;
  • Definir regime de tributação;
  • Tipo de empresa (individual, LTDA, ME, Eireli e etc);
  • Tipo de sociedade;
  • 3 cópias autenticadas do RG e CPF dos responsáveis.

Documentos principais para inicio de processo

  • Requerimento de Empresário Individual, Estatuto ou Contrato Social (é pedido 3 vias);
  • Documentos pessoais do responsável e dos sócios (se existir) – RG e CPF com cópias autenticadas;
  • Uma via do Requerimento Padrão / Capa da Junta Comercial;
  • Uma via da Ficha de Cadastro Nacional (FCN) modelo 1 e modelo 2;
  • DARFs pagas (impostos).

Registros e inscrições na Secretaria de Fazenda (inscrição estadual)

  • 3 vias do Documento Único de Cadastro (DUC);
  • Única via do Documento Complementar de Cadastro;
  • Comprovantes de residência dos responsável (originais);
  • Contrato de locação ou escritura pública do imóvel onde será localizada a empresa;
  • Dados do seu contador;
  • ISS, para empresas prestadoras de serços;
  • Para empresas abertas a mais de 3 meses, será pedido a Certidão simplificada da Junta;
  • Cópia do ato constitutivo;
  • CNPJ;
  • Alvará de funcionamento (cópia simples);
  • Documentos pessoais dos sócios (RG e CPF).

Outros documentos e licenças importantes

  • Registro municipal;
  • Alvará do corpo de bombeiros;
  • Alvará de funcionamento;
  • Licenciamento ambiental e sanitário;
  • Solicitação de um certificado digital, para você poder emitir notas fiscais;
  • Cadastro na previdência social.

Você precisará de praticamente todos esses documentos para abertura de uma empresa (vai depender do regime e do tipo de empresa), lembre-se de ter alguns documentos em fácil acesso e já com cópias guardadas, eles sempre são exigidos por fiscais ou cadastros complementares: Alvará de funcionamento, contrato social, documentos dos sócios (ou do empresário individual), CNPJ atualizado (veja como consultar o seu), constituição da empresa (emitido pela junta comercial) e cadastro estadual e municipal.

Obs.: O contador geralmente fica responsável pela abertura e organização destes documentos, contrate um bom profissional e ele agilizará a abertura de sua empresa.

documentos
fonte: http://www.capital.sp.gov.br/noticia/documentos-em-maos-tornam-mais-agil-abertura-de-empresa-pelo-novo-empreenda-facil

 

Documentos legais

A primeira coisa que o empreendedor terá de fazer é um CNPJ e, para emiti-lo, procurará a Receita Federal. Se o novo negócio é um comércio, a pessoa tem de colocá-lo também na Junta Comercial daquele Estado, partindo depois para registrar a companhia como de pequeno porte ou, se ela se encaixar, como MEI. Os novos empreendedores têm de fazer a Ficha de Cadastro Nacional, conhecida como FCN, bem como os documentos de identificação dos seus donos. Leia sobre em: FCPJ

Existe uma inscrição específica das empresas chamada de Inscrição Estadual: ela é pedida quando se trata de indústria ou então de estabelecimentos de comércio, assim como transporte. É obrigatório requisitar a Inscrição Municipal, coisa que se faz na Prefeitura. Em até um mês, a empresa precisará ser colocada na Previdência Social e vale destacar que não é preciso ter colaboradores para isso: quando algum for contratado, a companhia já deve constar no INSS. Artigos sobre Junta Comercial

 

Licenças

Diversas empresas podem necessitar de licenças, como aquelas que lidam com materiais químicos, por exemplo: no caso delas, é necessário que o Corpo de Bombeiros faça uma avaliação. Também existem muitas companhias que precisam da autorização da Vigilância Sanitária.

Uma das licenças de que poucos empreendedores se lembram é a ambiental: ela é solicitada às corporações que trabalham com metais ou então as de turismo, dentre outras. Para as empresas de turismo, é obrigatório que elas estejam no Cadastur, que é de graça. Porém, existe uma licença que é anterior a qualquer uma dessas: é o alvará de funcionamento.

Destaca-se que algumas das licenças são relativamente caras e passam dos R$ 40.000,00, mas que são tão indispensáveis quanto o CNPJ: sem determinadas licenças, a companhia será irregular.

Para que elas sejam dadas, o empreendedor realizará a solicitação no devido órgão e um representante dele irá vistoriar. Quando existem pontos que não estão de acordo com o que é necessário, o negócio terá certo prazo para que eles sejam corrigidos e, depois, a vistoria é refeita.

 

Documentos fiscais

Todas as novas empresas necessitam de uma coisa chamada de aparato fiscal e, para consegui-la, os proprietários precisam pedir à Secretaria da Fazenda ou então à Prefeitura. Apesar de já se ter mencionado o contador, cabe ressaltar que ter a ajuda de um, ainda que freelancer, será fundamental enquanto se está registrando a empresa: ele evitará que o aparato fiscal fique incompleto e ensinará sobre as opções tributárias nas quais a empresa pode estar.

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