Conectividade Social

A Conectividade Social é um canal eletrônico totalmente digital. Foi desenvolvido pela Caixa Econômica Federal e tem como função a troca de informações  entre empregadores e a Previdência Social. Sendo assim, sua utilização facilita o acesso à atividades obrigatórias e burocráticas comuns dos empregadores.
Esse canal eletrônico não deve ser utilizado pelos trabalhadores, pois foi criado especificamente para o operador do fundo, a Caixa e o empregador responsável. É um portal exclusivo às obrigações patronais, especialmente ao pagamento correto do FGTS.

O software é muito ágil e é instalado diretamente do computador, permitindo a transmissão das mais diversas informações relevantes. Entre elas, arquivos de comprovação. Assim, é o caso dos arquivos PIS-Empresa WEB e do sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e SEFIP, Informações à Previdência Social.

Caso ocorram demissões, o sistema também oferece  arquivos com as Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS (GRRF). Por ser um canal extremamente completo e útil, ele fornece também extratos de todas as contas do FGTS ativas dos trabalhadores da empresa. Além de relatórios de necessidades cadastrais que também são fornecidos pelo sistema.

para que serve o Conectividade Social

 

Benefícios

Entre os mais diversos benefícios do portal Conectividade Social, os que mais se destacam são a agilidade e facilidade do uso, junto ao cumprimento de obrigações. Com a criação do canal direto, as informações a respeito de obrigações do FGTS e Previdência Social são mostradas em tempo real, sem espaço para ter dúvidas.

Fora isso, sempre que for preciso obter ou enviar informações relativas ao FGTS e à Providência, o canal da Conectividade Social é excelente, pois funciona como um meio de comunicação e informação direta em tempo real. funciona como um meio de comunicação direto. O operador de contas recebe a comunicação automaticamente e pode iniciar o andamento a questão de forma imediata.

A troca de informações, reduz custos operacionais, facilitando tudo o que diz respeito ao assunto. Ter as informações em tempo real elimina os erros. Tudo pode ser feito de forma direta, sem prejuízos e acúmulos, ou necessidade de regularização por falta de informações exatas e precisas. Site para acesso: http://conectividade.caixa.gov.br/precns/index.html#home

acessar Conectividade Social

 

Quem pode utilizar?

Atualmente, a Conectividade Social, possui apenas duas categorias de empregadores. São eles, empregadores sob regime de MEI, o micro empreendedor Individual e as empresas com no máximo 10 empregados que são consideradas regime simples. Empresas de portes diferentes precisam recorrer aos padrões, enquanto não anunciarem novas maneiras.

por dentro do Conectividade Social ICP

 

Como obter a certificação?

É necessário possuir a certificação digital para acessar o sistema que garante a entrada do empregador ao portal Conectividade Social. Para isso, as empresas que se enquadram nas categorias autorizadas devem se dirigir até uma agência do banco Caixa Econômica Federal.

No banco, deverá solicitar a Certificação Eletrônica para obter o acesso ao portal Conectividade Social. O representante da empresa deverá estar portando todos os documentos  respeito do CNPJ.

Os que possuem registro MEI, precisam estar com as cópias dos documentos pessoas do responsável, RG e CPF, bem como os originais e cópias também do CNPJ. Necessário apresentar o Certificado da Condição de Micro Empreendedor Individual (CCEI).

Em casos de empresas SIMPLES com até 10 empregados, obriga-se as mesmas documentações de identificação pessoal e CNPJ. Além da cópia e original da Constituição da empresa e comprovação de inscrição SIMPLES será necessário estar em mãos.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.