Cartão CNPJ

Os empreendedores do Brasil sabem, assim que começam, que precisam de um CNPJ para que a sua corporação seja reconhecida. No entanto, além de fazer esse registro, existe um documento que também é indicado fazer, que é o cartão de CNPJ. Muitos empresários procuram os cartórios e os consultores de negócios para saber como conseguem imprimir o chamado cartão magnético, mas isso é apenas uma confusão: não existe qualquer cartão magnético referente a esse documento. Consulta CNPJ

 

Sendo assim, que cartão é esse?

O que é chamado de cartão é unicamente uma certidão, ou seja, um comprovante que atesta que aquele CPF existe. Sendo feito pela Receita Federal, é recomendado que todas as empresas tenham algumas cópias para que sejam apresentadas em algumas transações nas quais se tenha de provar que a companhia é regular.

 

Como se consegue o cartão do CPF?

A certidão da empresa será emitida a partir do mesmo link no qual se faz a consulta da situação do documento, que é cartão CNPJhttp://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaJuridica/CNPJ/cnpjreva/Cnpjreva_Solicitacao.asp. O passo a passo para essa certidão é:

  • Os empreendedores colocarão o CNPJ e o código de confirmação.
  • Depois, a Secretaria da Fazenda mostrará a certidão já feita para que o empresário confira.
  • Após, pode-se imprimir.

Importa destacar que essa certidão, ou cartão, poderá ser impressa a qualquer momento e que a empresa pode imprimi-la, inclusive, mais de uma vez.

 

Antes: como se deve conferi-lo?

É claro que alguns gestores podem imprimir aquele cartão com alguma pressa, mas é fundamental que as informações da empresa sejam bem conferidas. Afinal, aquela é como a certidão de nascimento de um indivíduo e o que estiver escrito no cartão será o que as empresas financeiras e outros órgãos tomarão como correto.

Primeiramente, deve-se observar se o número de inscrição do CNPJ está certo, além da sua data de abertura. A atividade econômica que a empresa precisa ser conferida e também o nome da empresa precisa estar inteiro, não tendo quaisquer erros de grafia. O chamado nome fantasia também deverá ser conferido.

A certidão da empresa apresentará o endereço dela e a situação especial ou então situação cadastral também. As datas referentes a essas duas situações, além delas próprias, deverão ser observadas. Com tantos dados, é claro que o empreendedor precisa gerar essa certidão tendo tempo e analisando cada uma das informações.

 

E se o cartão tiver algum erro?

Os cartões que tiverem qualquer informação errada não precisam ser impressos. Em vez disso, o empreendedor pode anotar qual é o dado que está errado e ir à Secretaria da Fazenda, levando o número do CNPJ. Lá, os funcionários acessaram a mesma certidão que os empreendedores e realizarão a devida alteração, recomendando-se que, no dia seguinte, essa certidão seja vista de novo para saber se já consta a mudança.

 

O que fazer com o cartão que é impresso?

O cartão impresso não precisa ser registrado em cartório, apenas as suas cópias, se o empresário quiser. Também não se pode rasurá-lo e é proibido que essa certidão tenha alguma plastificação.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.