Entenda sobre a Licença Ambiental e Licença Sanitária

Ter uma empresa formalizada não significa apenas ter um CNPJ aberto ou registro nos órgãos da prefeitura e do Estado. Para que a empresa esteja dentro de todos os padrões legais, é preciso adquirir licenças e alvará de funcionamento. Contudo, dependendo do tipo de empresa a formalização poderá ser mais específica e mais complicada.

Por isso é indispensável conhecer os tipos de licença que a sua empresa precisa para estar dentro da lei. Neste post falaremos a respeito de duas licenças muito importantes para as empresas: a licença ambiental e a licença sanitária.

As duas são indispensáveis para qualquer empresa que queira atuar de forma legal. Confira a seguir o que são cada uma delas e quais documentos são necessários para adquirir a licença ambiental e a licença sanitária:

 

O que é licença ambiental?

A licença ambiental é um documento utilizado pelo Governo Federal para controlar e acompanhar atividades econômicas que faça uso de recursos naturais ou ainda que cause poluição. Todas essas ocorrências causam degradação do meio ambiente. Por isso, o governo utiliza a licença ambiental como meio de identificar possíveis problemas ambientais.

Contudo, nem todas as empresas conseguem adquirir a licença ambiental, pois ela é uma licença composta por três processos diferentes que devem ser cumpridos pela empresa. Considerada única no mundo, a licença obtida no Brasil é dividida em: Licença Prévia (1º estágio), Licença de Instalação (2º estágio) e Licença de Operação (3º estágio). Através dessa divisão, o governo consegue controlar a atividade da empresa desde o planejamento.

Outro diferencial da licença brasileira é que após a aprovação, o governo realiza diversas avaliações para estudar os impactos ambientais causado por determinada atividade econômica. Para criar todos esses parâmetros da licença ambiental, o governo brasileiro se inspirou nos processos de controle de poluição que já eram efetuados no Brasil.

modelo de licença ambiental de MG

 

Quais são os tipos de licenças ambientais?

Como já mencionamos, a licença ambiental brasileira é dividida em três estágios diferentes. Esses estágios podem ser considerados modelos diferentes de licenças. Elas são aplicadas unicamente a determinadas áreas de atuação da empresa. Por exemplo, se uma empresa precisa de autorização para construir empreendimentos, a licença correta é a Licença de Instalação. Confira a seguir o que cada uma delas regulamenta:

  • Licença Prévia: Essa é a licença inicial para todas as empresas, independente da área de atuação, e ela deve ser adquirida ainda no planejamento da empresa. A LP certifica apenas que o empreendimento tem caráter legal sob os aspectos ambientais. Mas quando a empresa oferece maiores perigos para a natureza, a aquisição de outras licenças é indispensável.
  • Licença de Instalação: Toda empresa que deseja construir um empreendimento deve ter a Licença de Instalação aprovada previamente. Ela serve para fiscalizar as atividades de construção e controlar os impactos ambientais.
  • Licença de Operação: Esse tipo de licença é adquirida apenas quando o empreendimento já foi construído. Ela regulamenta e garante que o empreendimento foi construído de acordo com as especificações de proteção ambiental. Após adquirir essa licença a empresa tem carta branca para iniciar suas atividades.

 

Documentos para solicitar a licença ambiental

A documentação utilizada para adquirir os três tipos de licenças segue um padrão diferente. Confira a seguir quais documentos são exigidos para adquirir cada tipo de licença ambiental:

Licença Prévia

  • Documento de solicitação da Licença Prévia preenchido;
  • Procuração em caso de terceiros;
  • Cópia de contrato social;
  • Certidão emitida pela Prefeitura Municipal da região;
  • Manifestação do órgão ambiental do município;
  • Comprovante de conta de água e esgoto;
  • MCE (Memorial de Caracterização de Empreendimento);
  • Desenho da localização da empresa;
  • Disposição física de todos os equipamentos;
  • Fluxograma da produção;
  • Mapa e roteiro de acesso ao lugar;
  • Outorga de implantação emitida pelo DAEE;
  • Anuência da concessionária.

 

Licença de Instalação

  • Todos os documentos anteriores;
  • Documento de solicitação da Licença de Instalação

 

Licença de Operação

  • Todos os documentos anteriores;
  • Documento de solicitação da Licença de Operação

 

O que é licença sanitária?

Assim como a licença ambiental, a licença sanitária é obrigatória a todas as empresas que oferecem algum tipo de risco. Nesse caso, o risco em si é para a saúde humana. Contudo, essa é uma licença com caráter administrativo do interesse dos órgãos municipais de vigilância sanitária.

Esse documento é emitido através de uma via única que vale por um período determinado. O período de validade poderá variar bastante dependendo do ramo de atuação da empresa.

No geral, empresas que trabalham com alimentos ou oferecem serviços relacionados a saúde humana possuem uma duração menor. Após o período de validade, é preciso pedir um novo documento para que as atividades da empresa continuem legalizadas.

Assim que o prazo de validade se aproxima, a empresa é obrigada a solicitar uma nova licença em no máximo 30 dias antes do vencimento da atual licença. Essa regra tem como objetivo fazer com que a empresa não fique em nenhum momento sem uma licença regulamentadora das atividades desenvolvidas.

modelo de licença sanitária

 

Documentos para solicitar a licença sanitária

  • Documento de solicitação de licença sanitária preenchido;
  • Cópia do Contrato Social da Junta Comercial ou do Cartório de Registro de Títulos e Documentos;
  • Cópia de documento de firma individual reconhecida na Junta Comercial.

Esses são os documentos comumente utilizados, mas você deverá conferir o procedimento realizado no seu município. Nesse caso, a licença sanitária é regulamentada por cada prefeitura, por isso é indispensável que você conheça as regras da região que pretende abrir uma empresa.

 

O que é alvará de funcionamento?

Como mencionamos até aqui, para adquirir a licença sanitária é preciso ter o alvará de funcionamento. No geral, esse é o primeiro documento que uma empresa precisa solicitar para tornar suas atividades legais.

O Alvará de Funcionamento é um tipo de licença obrigatória a todas as empresas que atuam nos seguintes ramos: comercial, industrial, sociedades, associações, agrícola e prestação de serviços. Independente se a empresa é ou não formalizada através de um CNPJ, todas essas atividades precisam de um alvará de funcionamento.

Esse documento é emitido pelas prefeituras de cada cidade, podendo variar o processo e os documentos utilizados para a emissão. Como é a prefeitura que emite esse documento, a fiscalização do alvará de funcionamento é feito pelo próprio município.

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