Em alguns períodos, a empresa pode precisar de um levantamento de quanto possui de rendimentos e é aí que se faz o balanço patrimonial. Com ele, os contadores observam diferentes especialidades de lucros na companhia e as registram em uma planilha.
O ideal é que todas as companhias realizem esse balanço patrimonial com certa regularidade: há algumas que utilizam a semana do carnaval para esse tipo de coisa, especialmente quando se trata de comércio. O motivo para que esse balanço seja realizado regularmente é conseguir confirmar quanto de crescimento aconteceu no patrimônio naquele tempo.
Quais são as coisas que o balanço patrimonial precisa apontar?
Quando a conta do patrimônio é feita, é preciso que a Contabilidade indique qual é o rendimento da companhia naquele intervalo. No caso de a corporação tenha apresentado prejuízo, isso também será indicado quando o balanço patrimonial for realizado. É comum que esse tipo de documento mencione qual é o capital social, que significa a quantia de dinheiro que as pessoas que integram a sociedade injetaram.
O balanço patrimonial deverá mencionar quais são os passivos e os ativos: se for o passivo não circulante, o documento está se referindo aos pagamentos de fundos ou então aos financiamentos, além de provisões. Já nos casos dos passivos não circulantes, o que é considerado é a despesa de cada mês, bem como o pagamento que se faz aos fornecedores e quaisquer outros gastos que sejam de curto prazo.
A nomenclatura que se encontra para os ativos é um pouco diversa: ele pode ser não circulante e também circulante, além de permanente. Se ele for não circulante, diz respeito aos valores que, judicialmente, a empresa ainda receberá. No caso dos ativos circulantes, eles são as restituições de imposto de renda ou então qualquer pagamento que tenha de ser dado à companhia. Há os ativos permanentes, que se tratam de mobília e de outras partes da estrutura física.
Quem faz o balanço patrimonial?
Os funcionários que têm a responsabilidade de preparar esse balanço são os da Contabilidade. Eles precisam juntar a declaração de imposto de renda mais recente com os lucros do ano em questão e todos os aspectos explicados para chegar à situação da companhia.
É lógico que os funcionários da Contabilidade terão de levar o balanço patrimonial aos outros colaboradores, especialmente à Diretoria. De fato, esse documento é uma maneira de todos traçarem planos para aumentar o que diz respeito aos lucros e reduzir o que for possível de gastos.
Como o balanço patrimonial tem de ser estruturado?
Pode ser criado em um documento Excel, colocando-se o nome da corporação e fazendo uma planilha. Nela, colocam-se os itens como “ativo circulante” e outros, apontando-se o seu valor. Geralmente, os contadores fazem uma área para os valores passivos e uma área para os ativos, fazendo-se descrições como “despesas antecipadas” e outras. Precisa-se por qual é o valor total referente aos passivos e, claro, aos ativos, sendo indispensável indicar claramente qual é a data do balanço patrimonial.
como fazer o primeiro balanço, sem ter a coluna do ano anterior?