SINTEGRA SP

Sendo um sistema para que os governos estaduais consigam gerenciar mais eficazmente as contribuições fiscais, o Sistema Integrado de Informações Sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços passa ao governo federal os dados do fisco.

As empresas que fazem documentos fiscais precisam criar um arquivo magnético para que os seus dados de contribuição fiquem com a organização e algumas das empresas que, normalmente, têm a obrigatoriedade disso são as de contabilidade. A intenção maior desse órgão fiscal é que qualquer dado a respeito dos impostos possa ser localizado e que os Estados possam saber quais são as fraudes e que tipos de impostos não estão sendo recolhidos devidamente.

 

Arquivos

Quando a empresa faz o seu arquivo magnético e o entrega, é claro que ela precisa saber se ele foi entregue e se ele está validado. Para deixar todos os empreendedores tranquilos, há a consulta de validação e a consulta de entrega, que mostram se está tudo bem com o arquivo magnético e se a organização está com ele.sintegra sp

Dar aos empreendedores essa resposta é fundamental: sem ela, é impossível que eles saibam se têm de preparar outro arquivo magnético. Quando não há a validação, o sistema vai especificar o que a impediu e, assim, os profissionais saberão como mudar esse arquivo.

 

Terminologia

Compreender o que a Secretaria da Fazenda está especificando por meio da Sintegra pode ser complicado devido às expressões. Assim, existem os esclarecimentos para os contribuintes, que é a área onde essa organização explica o que, por exemplo, o validador e também como se devem fazer todas as configurações.  As empresas que não conseguem encaminhar os arquivos magnéticos têm uma área apenas para a terminologia relativa a eles e podem vê-las no site.

 

Países

Algumas empresas que exportam enrolam-se por não entenderem quais são os valores fiscais para cada país. Dessa forma, a Sintegra SP disponibiliza todos os códigos e também quando há tributação favorecida.

 

Situação cadastral

A consulta das empresas ao sistema do Sintegra serve para que elas atestem que estão com todos os arquivos magnéticos entregues, que todos eles estão validados e que não existe débito com esse sistema fiscal. http://pfe.fazenda.sp.gov.br/sintegra_default.shtm

Os empreendedores podem fazer essa consulta fiscal gratuitamente em: http://pfeserv1.fazenda.sp.gov.br/sintegrapfe/consultaSintegraServlet. Vendo o código captcha, os profissionais copiarão e passarão para o CNPJ, que também deverá ser incluído. Existe a possibilidade de consultar a situação cadastral apenas com esse número, mas se pode colocar a inscrição estadual também.

 

Para que a consulta da Sintegra serve?

É absolutamente importante que as empresas tenham tudo certo com o seu fisco, pois os possíveis débitos com a Secretaria da Fazenda atrapalham a obtenção de empréstimos e muitas outras coisas. Sendo assim, essas empresas ficam limitadas quando se fala de investimentos ou de expansões, já que ficam sem crédito.

Alguns processos, especificamente os que se relacionam à parte financeira da empresa, podem ser impactados quando elas têm ou quando não têm qualquer débito com o fisco e é necessário usar a consulta de situação cadastral como comprovante.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.