Usar certidões fiscais é uma coisa que alguns contribuintes ainda não fazem, mas que as empresas brasilienses sabem como é importante. Para requerer do BNDES algum financiamento, para apresenta nos bancos, para apresentar a juízes e outras, essa documentação tem a capacidade de atestar que a empresa em questão tem todos os seus impostos quitados e que o produtor rural está com o seu nome sem nenhuma pendência, assim como os trabalhadores que atuam nas cidades.
Entretanto, a Secretaria da Fazenda precisa ter todos os seus arquivos de forma funcional: quando algum contribuinte faz a requisição e paga, esse órgão precisa ter capacidade para emitir. Para o auxílio, a Sefaz aproveita o Sistema Integrado de Informações Sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços (Sintegra) do Distrito Federal, no qual estão os arquivos fiscais de todas as empresas e de todos os contribuintes que se categorizam como pessoas físicas.
Existe somente uma certidão?
Não: aqueles que buscam a Secretaria da Fazenda brasiliense podem pedir diversas certidões, inclusive porque existem subtipos. Além das informações que são escritas nessas certidões serem
No geral, nenhum documento da Sintegra do DF custa mais que R$ 280,00, mas também não existem certidões que custem menos que R$ 10,00. Os pagamentos para ter esse documento são, normalmente, em dinheiro e pagos por intermédio de um boleto. Ocorrendo a compensação, os contribuintes brasilienses precisam aguardar dois dias para saber se o documento está feito. Junta Comercial DF
Quando a certidão vem com algum erro
É indicado pela Secretaria da Fazenda que o cidadão sempre veja se o CPF e os demais dados que a certidão pede estão certos antes de requisitar definitivamente. Essa precaução também será vital para os contribuintes empresariais que precisariam de alguma documentação desse tipo.
Se o erro está na certidão, é possível que a Secretaria da Fazenda não conserte gratuitamente. Se, porém, ela fizer isso, a margem de dias será pequena e é bom que se confira qual é o prazo para que o contribuinte reclame de dados errados. No caso de a Sintegra de DF dizer que não podem alterar e que não pode emitir outra, será importante que esses contribuintes falam outra requisição.
Onde se solicita a Sintegra DF as certidões?
Para pedir a Sintegra DF qualquer certidão fiscal, os cidadãos usarão http://www.fazenda.df.gov.br/area.cfm?id_area=110. Existem categorias para que se peçam os documentos, por exemplo: se é uma pessoa que quer somente o balando das suas declarações de imposto de renda, o que ela vai escrever é o CPF. Por outro lado, sendo o caso de um empreendedor que tem CNPJ, será esse o documento.
Existe também a inscrição estadual, que é usada pelos que têm alguma atividade rural, ou o chamado DF/CPF. Após, precisa-se selecionar o cálculo referente ao seu dígito verificador. Para segurança, os contribuintes brasilienses precisam da criptografia nessa página.