Modelo de Memorial Descritivo

As reformas em qualquer tipo de espaço precisam de boa documentação descritiva a fim de que todos os especialistas possam entende-la. Na realidade, essas reformas necessitam ser bem detalhadas para que a Prefeitura e outros órgãos possam estar informadas a fim de barrar o que seja perigoso.

Mesmo para a diretoria das companhias, a descrição de como estarão determinados espaços é importante para que se façam aprovações ou para que os dirigentes troquem algum dos cômodos e outras especificações. Além de dizer quais coisas serão reformadas, o memorial descritivo também diz os materiais que a obra usará.

 

Quem faz o memorial descritivo?

É preciso que o engenheiro responsável prepare esse memorial, já que ele é o que mais conhece da reforma que está sendo realizada. Contudo, o mestre de obra e outros funcionários também podem dar colaborações. Os dados maios gerais, como o nome daqueles que estão na equipe técnica, podem ser redigidos pelo setor administrativo, que pode pedir ao engenheiro que mande as especificações.

Quando a empresa é grande, é mais difícil que o memorial que o engenheiro prepara seja mandado para a diretoria, uma vez que os afazeres dela são mais numerosos. Todavia, nas construtoras menores, mais pessoas podem ter de aprovar aquele memorial descritivo antes de ele ser encaminhado para o órgão necessário.

modelo exemplo de memorial descritivo

 

O que o memorial descritivo terá de dizer?

É preciso que sejam descritos quais serão os preparativos, como as possíveis demolições para que outros espaços sejam construídos. É imprescindível que os órgãos que autorizam aquela construção sejam mencionados, incluindo tudo o que será instalado, como esquadrias e também a pavimentação, dentre outros.

É necessário que o memorial inclua quais são os planos para a limpeza da obra, ou seja, como é que a empresa vai retirar os entulhos, destacando que precisa ser de um modo que o meio ambiente não sofra agressão e que os moradores da localidade sejam pouco incomodados.

Não basta que seja mencionado que se fará a pintura: é preciso que o documento cite o lixamento que se faz antes da pintura e a instalação dos rebocos. A planta do espaço também não pode ser esquecida: ela precisa abranger a construção como um todo, mas com a indicação de quais são os espaços que serão modificados. O projeto tem de citar a inscrição imobiliária e quais são as metragens do terreno, assim como a sua ocupação.

como fazer um memorial descritivo

 

Como o memorial descritivo precisa ser redigido?

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) tem orientações sobre como os itens têm de ser escritos, como a forma da sua numeração e até a sua fonte. Os arquitetos ou o setor administrativo, quando redigem, são obrigados a observar totalmente as orientações.

Normalmente, é mostrada uma tabela com algumas numerações mais específicas, como a metragem. Depois, existem os tópicos com todas as descrições, recordando que todas têm o espaçamento de linha que é recomendado pela ABNT. Essas descrições precisam ser sempre com a fonte em cor preta e, comumente, usando Times New Roman.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.