DRE – Demonstração do Resultado do Exercício

A DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) é uma das principais e mais importantes obrigações de qualquer empresa, independente do seu segmento e tamanho.  A DRE tem uma grande responsabilidade na tomada de decisões por parte dos gestores das instituições ou empresas e concentra-se em informações de alta relevância para a realização de um planejamento eficiente e estratégico para os gestores e interessados na Sociedade.

 

O que significa a DRE?

A DRE significa, Demonstração do Resultado do Exercício e é um tipo de demonstração financeira que tem como principal objetivo compilar as informações financeiras de uma instituição ou empresa a fim de formar os resultados líquidos do exercício, ou seja, o lucro ou prejuízo que resulta de cada operação.

A formação desse resultado é fornecida através da definição de diversas receitas da empresa, sendo seus custos e despesas, desde o princípio contábil do Regime de Competência de Contas. Empreendedores se perguntam, se depois de ter operado o ano inteiro quanto a empresa ganhou, ou quanto a empresa gastou com uma despesa específica, podendo ser respondida com a análise da DRE. Percebeu porque a DRE é tão importante e uma das principais demonstrações contábeis?

Planilha DRE

 

Como montar a estrutura da uma DRE?

A DRE é composta por um resumo financeiro dos resultados operacionais e não operacionais da Sociedade em um determinado período estabelecido previamente e que poderá servir como base para as análises dos gestores e investidores.

A sua estrutura compõe e forma uma lógica de análise por diferentes etapas compreendendo os resultados brutos, o resultado operacional e o resultado não operacional, além do resultado líquido. Abaixo um formato resumido da DRE:

  • Receita de Vendas
  • ( – ) Custos
  • ( = ) Lucro Bruto
  • ( – ) Despesas Operacionais
  • ( = ) Lucro Operacional
  • ( +-) Resultado não Operacional
  • ( = ) Lucro Antes de Impostos sobre a Renda
  • ( – ) Impostos
  • ( = ) Resultado Líquido ou Lucro ou Prejuízo Líquido

Apesar de não ter um prazo de comprometimento definida em lei, elabora-se a DRE uma vez ao ano, tendo como objetivo de divulgar os resultados da Sociedade no período que foi encerrado. No entanto, é possível elaborar a DRE para outras diversas finalidades e em variados períodos. Dependerá da necessidade de cada empresa.

exemplo de DRE

 

Como montar um DRE

 

Informações que devem aparecer na sua DRE?

Para entender a estrutura de uma DRE, é importante ter em mente quais as informações contidas em cada uma das linhas. A construção da DRE se inicia a partir dos valores que referem à receita bruta de vendas e serviços prestados pela empresa, junto aos impostos incidentes e seus abatimentos, além das deduções.

Partindo dessa informação é possível achar os valores da receita líquida das mesmas vendas e serviços, e que também devem fazer parte da DRE. A partir deste valor são subtraídos os custos das mercadorias comercializadas ou serviços prestados para que se encontre o valor do Resultado Operacional Bruto do período. Já as despesas incorridas devem ser subtraídas e das demais receitas devem ter o valor acrescentado para que se obtenha o Resultado Operacional Líquido, antes da incidência dos impostos.

Por último, a provisão para o recolhimento do Imposto de Renda encerra o informativo oferecido pela DRE. Entender da melhor forma possível a DRE é muito importante para o empreendedor, para que possam separar de forma adequada quais são os custos e o que são despesas. Partindo desse entendimento é possível adquirir uma visão melhor sobre a empresa ou instituição e definir as melhores estratégias vencedoras de rentabilidade das vendas.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.