Documentos necessários para registro no CRM

O Conselho Regional de Medicina (CRM) é o órgão que fiscaliza as atividades médicas em cada região e somente as pessoas que estão cadastradas nele podem atender a pacientes. Aliás, o registro dos médicos nesse conselho é uma maneira de os pacientes ficarem mais seguros: eles podem pesquisar se esse doutor está em situação regular, ou seja, se ele está autorizado a clinicar, além de fazer denúncias.

Todas as especialidades médicas têm o seu CRM, que pode ser ainda mais específico: normalmente, essa sigla é para os que são clínico gerais. De fato, as pessoas que se consultam podem olhar na receita médica ou no pedido de exame: haverá o carimbo do médico com a sua numeração de CRM embaixo e isso é obrigatório.

novo crm digital

 

O que é possível saber através do CRM?

Infelizmente, existem médicos que clinicam mesmo sem ter formação ou estando suspensos dessa atividade profissional. Dessa forma, é importante que o paciente possa colocar o seu número no Conselho Regional de Medicina e saber se ele é mesmo reconhecido e se está autorizado a atender.

Essa identificação é indispensável também caso exista um erro médico e seja preciso um processo judicial: o doutor pode usar o seu CRM na sua defesa ou os pacientes podem reforçar a irresponsabilidade do profissional de acordo com o que estiver registrado.

estado do CRM

 

Como os médicos fazem o seu CRM?

O médico que já se formou tem de ligar para o seu Conselho Regional de Medicina e perguntar se existe necessidade de agendar. No dia de comparecer, ele precisará levar boleto quitado (ele é uma taxa para que o documento seja emitido) e também RG, além de 3 fotografias coloridas. É preciso atentar para as especificidades sobre a foto: o médico não pode estar vestindo branco, mas o fundo da foto precisa ser dessa cor. Além disso, só são aceitas as fotos 3×4.

Também é preciso o CPF e ainda o certificado de quitação militar, além da certidão de quitação eleitoral junto ao título de eleitor. A pessoa terá de levar seu comprovante de colação de grau ou então o seu diploma.

Caso o médico não queira esperar que o diploma seja emitido para fazer a inscrição no Conselho Regional de Medicina, ele pode pedir à sua universidade que faça uma declaração explicando que ele já está formado. Sendo assim, ele pode colocar essa declaração no lugar do diploma e levar os outros documentos.

O CRM nunca será alterado: ele é como o documento de identidade, mas especificamente para a carreira médica. Do mesmo modo que os pacientes podem fazer consultas ao cadastro desse doutor, é imprescindível que ele mesmo esteja informado sobre o que é mostrado no seu CRM: se existir qualquer informação equivocada, é possível que o médico seja prejudicado.

Detalhado:

  • Preencher ficha cadastral;
  • RG e CPF (originais e cópias);
  • Certificados de quitação eleitoral e militar;
  • Certificado ou diploma de conclusão de curso (cópia simples frente e verso);
  • Cópias simples de comprovante de residência e certidão de casamento;
  • 3 fotos 3/4 no padrão de documentos (fundo branco);
  • Pagamento das taxas;
  • Obs.: existe uma anuidade a ser paga pelo responsável do CRM;
  • Informações completas em: https://www.cremesp.org.br/?siteAcao=ServicosMedicos&id=26
documentos CRM SC
fonte: http://www.cremesc.org.br/requerimento5.jsp

 

E se não há o CRM?

Ninguém pode fazer atendimentos sem ter o seu CRM, podendo ser até preso. Além disso, também não se pode atender de nenhum tipo se ele tiver sido suspenso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.