Carta de Concessão Aposentadoria

A concessão da aposentadoria tem algumas etapas, como a junção dos documentos profissionais e, claro, a contagem do tempo. O final de todo requerimento de benefício no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) é a carta de concessão, que vai para a casa dos beneficiários pelos Correios com diversos dados importantes sobre essa aposentadoria.

Uma das coisas importantes para ressaltar é que a carta não é a resposta do INSS: os funcionários que atendem os requerentes já dizem se eles podem se aposentar mesmo ou não. Na realidade, essa carta é apenas um meio formal de o Instituto Nacional de Seguridade falar quanto esse aposentado receberá e em que banco, além do dia do mês. Outra coisa que essa carta de concessão de aposentadoria estabelece são alguns atrasados que esses novos beneficiários costumam ter para receber.

 

Para que se pode usar a carta de concessão?

A carta do INSS não deve ser jogada fora porque o aposentado pode usá-la para algumas coisas e a primeira é para sacar os seus atrasados: assim que ele a receber, ele tem de leva-la, com os seus documentos pessoais, até o banco indicado. Enquanto o cartão da sua conta não é disponibilizado, ele pode continuar recebendo por causa dessa carta de concessão.

Existe uma área chamada Memória de Cálculo e ela é usada pelo INSS para determinar a aposentadoria e também o seu valor. Caso o cidadão queria uma aposentadoria maior porque acha que, de fato, tem esse direito, ele pode requisitar uma revisão confrontando essa Memória de Cálculo e a sua carteira profissional. A carta de concessão de aposentadoria pode servir como comprovante de renda também, permitindo que o beneficiário compre a prazo, por exemplo.

consultar-carta-de-concessão site do inss

 

Carta de concessão de aposentadoria pela Internet

O Instituto Nacional de Seguridade Social coloca essas concessões de benefício em um portal próprio chamado de Meu INSS: https://meu.inss.gov.br/central/index.html#/salmater. Realizando primeiro um login, basta que a pessoa vá até “Carta de Concessão” para visualizar a sua e, se precisar, imprimi-la também.

A carta só estará disponível depois de 21 dias úteis, que também é o prazo para que ela chegue através dos Correios. Uma observação vital para quem está aposentado é não tentar requisitar a sua carta em qualquer outro site além do Meu INSS: existem diversas páginas eletrônicas que são apenas para fraudes.

fazer Carta de Concessão Aposentadoria online

 

O que o aposentado faz se a sua carta de concessão não chegar?

Primeiro, ele terá de contar se os 21 dias úteis realmente já passaram. Se sim, ele pode ir ao Meu INSS para saber se ela foi feita pelo Instituto Nacional de Seguridade Social. No caso de ela também não estar no portal, é indicado que essa pessoa leve seus documentos pessoais de volta ao posto do INSS e que explique tudo.

Importa tranquilizar esses aposentados de que a não existência da carta de concessão não precisa ser um indicativo de que o benefício não está validado: é possível que o DATAPREV tenha um problema no sistema e ela demore.

1 comentário em “Carta de Concessão Aposentadoria”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.